Publicado em 23 de outubro de 2025
Valor Investe
A partir do proximo dia 1º de novembro, bancos e instituições financeiras de todo o país renegociarão dívidas por meio do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. Entre os benefícios para que o consumidor quite as dívidas, estão condições especiais, como parcelamento, descontos no valor total da dívida ou taxas de juros reduzidas para refinanciamento, de acordo com a política de cada instituição participante.
Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras, desde que estejam em atraso e não tenham bens dados em garantia, ou prescritas. Justamente por isso, financiamentos de veículos e imóveis não entram no mutirão.
Ao todo, mais de 160 instituições participam da ação, além de parceiros como o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons. A lista de participantes pode ser consultada no site Meu Bolso em Dia, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A iniciativa só atende pessoas que já estão com dívidas em atraso. Além disso, é possível renegociar várias dívidas ao mesmo tempo no mutirão. Para isso, é necessário abrir uma negociação com cada empresa para a qual o consumidor possui débito.
Como participar?
As negociações poderão ser feitas diretamente com as instituições participantes em seus canais oficiais ou pelo portal Consumidor.Gov.Br, serviço gratuito que conecta consumidores e empresas para que encontrem alternativas para resolver conflitos de consumo. Para a negociação na plataforma, porém, é necessário que o consumidor possua conta Prata ou Ouro.
Além dos canais dos bancos, o consumidor poderá solicitar apoio presencial aos Procons que aderiram ao mutirão para negociar diretamente nos canais digitais dos bancos. No entanto, para as pessoas superendividadas o fluxo de negociação é diferente, pois exige um maior entendimento das dívidas e apoio do Procon para criação de um plano de pagamento, segundo a Febraban.
Como descobrir minhas dívidas em atraso?
Para o consumidor que não sabe se possui dívidas em atraso, a recomendação da Febraban é consultar o Registrato, ferramenta gratuita do Banco Central que disponibiliza informações sobre empréstimos e financiamentos em seu nome, a lista dos bancos e financeiras onde você possui conta ou outro tipo de relacionamento, as suas chaves Pix cadastradas em bancos, instituições de pagamento e outros e as dívidas em seu nome.
Caso a sua dívida não seja com uma instituição financeira, o consumidor pode procurar o Serasa, que, no mesmo período, promove o seu Feirão Serasa Limpa Nome.
Quer fazer melhores escolhas de investimentos?
O Valor One é a plataforma completa do Valor que reúne, em um só lugar, ferramentas de análise, painéis de fundos, cotações de ações, indicadores fundamentalistas, recomendações de analistas certificados, cursos e um consolidador de carteira inteligente.
Com a credibilidade de quem é referência em economia e finanças no Brasil, o Valor One oferece uma versão gratuita e planos com recursos avançados para você investir melhor.